Skip to content

Pesquisadora lidera projetos de impacto global na segurança e eficácia de novos fármacos

Durante o VII Congress ABCF, a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) anunciou a vencedora do Prêmio Suely Galdino 2024: Drª. Carine C. Drews. Com uma carreira marcada pela excelência acadêmica e profissional, Drª. Carine tem se destacado por suas contribuições significativas nas áreas de Ciências Farmacêuticas e Toxicologia.

Formada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Drª. Carine concluiu seu Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 20 publicações em periódicos internacionais e capítulos de livros, ela tem uma carreira marcada pela inovação e pela colaboração científica de impacto. 

Sua experiência internacional inclui atuação no European Union Joint Research Centre (EU-JRC), na Itália, e atualmente, lidera projetos na Eurofarma, onde foca na segurança e eficácia de novas moléculas, impulsionando a inovação farmacêutica.

O Prêmio Suely Galdino, criado pela ABCF, reconhece jovens cientistas de até 40 anos que se destacam por seu impacto no campo das Ciências Farmacêuticas. A premiação avalia critérios como a qualidade científica das publicações, inovação tecnológica, impacto social e relevância na Farmácia. 

Este ano, 17 candidatos concorreram ao prêmio, que é uma homenagem à Profª. Suely Galdino, uma referência na área, tanto como presidente da ABCF quanto como coordenadora suplente de área na CAPES.

Em edições anteriores, o Prêmio foi concedido aos pesquisadores:

  • 2020: Prof. Dr. Moacyr Jesus Barreto de Mello Rêgo (UFPE)
  • 2022: Prof. Dr. João Paulo Fernandes (UNIFESP)

A entrega do Prêmio Suely Galdino 2024 reforça o compromisso da ABCF com o avanço científico e o reconhecimento de talentos emergentes que fazem a diferença no setor farmacêutico e na saúde pública.

Sobre a Profª. Suely Galdino: Foi uma líder notável no campo das Ciências Farmacêuticas, com formação pela UFPB e Doutorado pela Universidade Joseph-Fourier de Grenoble I, na França. Professora Titular da UFPE, orientou mais de 50 alunos de Pós-Graduação e desempenhou papéis essenciais no fortalecimento da pesquisa farmacêutica no Brasil.

Play Video