Skip to content

Iniciativa sediada na UFSC une instituições acadêmicas e científicas da América Latina e América do Norte para impulsionar a pesquisa, a prática profissional e o desenvolvimento da força de trabalho em saúde

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP), por meio da Rede UNITWIN para o Desenvolvimento Global da Educação Farmacêutica e em colaboração com a UNESCO, lançam nesta quarta-feira (12), o Centro de Excelência FIP–UNESCO UNITWIN nas Américas, que será sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A professora Silvana Nair Leite, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UFSC, será responsável pela coordenação do Centro na América Latina, em parceria com o professor Peter Swan, da University of Florida College of Pharmacy (EUA), que coordenará as ações na América do Norte. Juntos, eles liderarão uma rede de instituições acadêmicas e científicas voltadas à integração regional e ao fortalecimento da educação farmacêutica.

A iniciativa se baseia nas lições e no impacto do Relatório do Conselho de Visão Estratégica FIP–UNESCO UNITWIN 2025 (disponível aqui) e está alinhada ao acordo de cooperação da UNESCO para o período 2023–2027. O novo Centro atuará como um hub regional para os Membros Institucionais Acadêmicos (AIMs) da FIP, conectando universidades, pesquisadores e profissionais com o objetivo de fortalecer a educação e a ciência farmacêutica.

Entre as metas do Centro estão avançar a pesquisa e a prática profissional em serviços de saúde, melhorar os resultados de saúde da população e promover o desenvolvimento sustentável da força de trabalho farmacêutica em toda a região das Américas.

O evento de lançamento será realizado no dia 12 de novembro, às 11h (horário de Brasília).
As inscrições estão abertas neste link.

Confira a programação: