Homenagem ao professor Hartmut Derendorf (texto Professora Teresa Dalla Costa)

Ontem perdemos um grande cientista, um professor maravilhoso e uma pessoa generosa. Hartmut Derendorf era Professor Emérito de Farmácia na University of Florida, College of Pharmacy em Gainesville (FL, USA). Nascido em Dortmund (Alemanha) em agosto de 1953, recebeu seu B.S. (1976) e Ph.D. (1979, summa cum laude) em Farmácia pela University of Münster (Alemanha) e ingressou na University of Florida, primeiro como pós-doutorado (1981/1982) e depois como docente (1983). Ministrava das disciplinas de Biofarmácia, Farmacocinética e Farmacocinética Clínica, tendo orientado mais de 50 alunos de doutorado. Ele recebeu diversos prêmios de ensino, como o UF Teaching Improvement Award, HHMI Distinguished Mentorship Award, UF Research Foundation Professorship, CVS Pharmacy Endowed Professorship, International Educator of the Year Award e UF Doctoral Advisor/Mentoring Award.

O Prof. Derendorf publicou mais de 500 artigos científicos com um índice h de 60 (Scopus) e fez mais de 900 apresentações em eventos nacionais e internacionais. Ele publicou dez livros didáticos em inglês e alemão. Foi Editor ou Editor Associado do Journal of Clinical Pharmacology, International Journal of Clinical Pharmacology & Therapeutics, International Journal of Antimicrobial Agents e Die Pharmazie, e atuava no Conselho Editorial de vários outros periódicos. Seus interesses de pesquisa incluima farmacocinética e farmacodinâmica de corticosteróides, analgésicos, antibióticos, bem como interações medicamentosas.

O Prof. Derendorf foi presidente do American College of Clinical Pharmacology (ACCP) em 2006/2008 e presidente da International Society of Antiinfective Pharmacology (ISAP) em 2004/2006. Foi ganhador do McKeen-Cattell Award de melhor publicação no Journal of Clinical Pharmacology (1994) e o Faculty Award of the University of Utrecht (2005). Em 2003, ele recebeu o prêmio Nathaniel T. Kwit Distinguished Service da ACCP e o Research Achievement Award in Clinical Science da American Association of Pharmaceutical Sciences (AAPS). Ele foi membro da AAPS e ACCP, bem como do painel de revisão do Programa de Pesquisa Humana da NASA. Em 2010, ele recebeu o Volwiler Award da American Association of Colleges of Pharmacy (AACP), bem como o ACCP Distinguished Investigator Award, os maiores prêmios de pesquisa de ambas as organizações. Em 2013 ele recebeu o First Leadership Award of the International Society of Pharmacometrics (ISOP). Em 2015 recebeu a Merit Medal of the Westphalian Chamber of Pharmacy bem como o ACCP Mentorship Award. In 2018, recebeu o ASCPT Mentor Award e o UF Doctoral Advisor/Mentoring Award. Ele também recebeu o Gerhard Levy Distinguished Lectureship da University of Buffalo (2019) e o Barré Prize da University of Montreal (2020), além de atuar como 18th University of Florida Distinguished Alumni Professor.

Dr. Derendorf colaborou com a formação de recursos humanos nos Programas de Pós-graduação da área de Farmácia no Brasil, atuando na subárea de farmacocinética, desde 1986, quando ministrou a primeira disciplina de Farmacocinética no então Programa de Pós-graduação em Farmácia – Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a convite do Prof. Eloir Schenkel. Desde sua primeira visita como docente, visitava o Brasil regularmente, ministrando cursos e disciplinas em diversos Programas de Pós-graduação da Área de Farmácia, além de participar como palestrante em eventos científicos no país, especialmente na ABCF e na Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica (SBFTE). Sua útima palestra no Brasil foi em novembro de 2020, I Brazilian Symposium Modeling and Simulation in Pharmaceutical Sciences, realizado na ANVISA em Brasília.

Prof. Derendorf orientou mais de 30 alunos brasileiros em estágios de doutorado sanduíche, pós-doutorado ou doutorado completo, oriundos de 12 Estados distintos das cinco Regiões do país. Dos alunos que realizaram doutorado completo na UF, alguns retornaram ao Brasil e trabalham em diferentes Universidades públicas e outros ficaram no exterior, trabalhando em empresas farmacêuticas multinacionais. Além dos alunos de pós-graduação, Prof. Derendorf recebeu em seu laboratório diversos alunos de graduação brasileiros, que realizaram estágios de curta duração. Pela sua contribuição para a ciência e formação de recursos humanos no Brasil, em 2014 foi condecorado com o título de Associado Honorário da ABCF.

Muito além da contribuição para a ciência, Dr. Derendorf era uma pessoa bem-humorado, generosa e gentil, um verdadeiro cavalheiro, um amigo atencioso, um incentivador de jovens talentos, sempre disposto a auxiliar todos que solicitassem. Dono de um sorriso sincero e acolhedor, sempre via o lado bom de todas as situações. Gostava de futebol, torcia pelo Borussia Dortmund da Alemanha, curtia rock and roll e adorava confraternizar com amigos, frequentemente organizava eventos para reunir e manter os laços de amizade entre ex-alunos da UF, os Gators.

Derendorf deixa esposa, dois filhos e uma neta. Parte muito cedo, deixando um legado inestimável para ciência além de muita saudade em todos que o conheceram. Será sempre lembrado e admirado por todos. Go Gator!!

Compartilhe esta notícia:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp